O Senegal e suas Fronteiras

 Senegal, oficialmente a República do Senegal, é um país da África Ocidental. Faz fronteira a norte com a Mauritânia, a leste com o Mali, a sul com a Guiné e a Guiné-Bissau e a oeste com o Oceano Atlântico e a Gâmbia.



Sua bandeira é formada por três listras verticais nas cores verde, amarelo e vermelho, com uma estrela verde centralizada que significam a derivação do movimento pan-africanista, representando ainda a religião islâmica, a esperança (cor verde), a riqueza, as artes (cor amarela), a vida e a força no combate ao subdesenvolvimento (cor vermelha). A estrela, por sua vez, simboliza os céus, a espiritualidade e a união."



O território de Senegal era habitado por diversas tribos tradicionais que se organizavam por meio de reinos. Após a chegada dos europeus, a região foi colonizada e o país se tornou, por meio da ação dos europeus, um grande entreposto comercial de escravizados e marfins.

A partir dos desdobramentos da colonização africana, Senegal, tornou-se uma possessão da França, adquirindo sua independência do Mali, em 1960. Desde então, Senegal enfrentou diversos distúrbios políticos, com destaque para disputas territoriais internas. Atualmente, apesar da melhora do quadro econômico, é um dos países mais pobres do mundo.


Tribos Tradicionais do Senegal.


A cultura de Senegal tem forte tradição oral, tendo suas práticas culturais repassadas para as novas gerações por meio de histórias contadas, músicas diversas e lendas tradicionais.

As danças e músicas de tribos locais, além da confecção de adereços e máscaras africanas, também são práticas tradicionais da cultura local. A culinária senegalesa envolve alimentos como arroz, amendoim e diversos pescados. O esporte mais praticado no Senegal é o futebol.
Dança local.


O Senegal possui a população de 17.196.000 habitantes, o seu idioma nativo é o Francês e sua moeda oficial é o Franco CFA
Imagem oficial do Franco CFA.

.
Sua Capital

Dakar é a capital do Senegal, na África Ocidental. Trata-se de um porto atlântico na península do cabo Verde. O tradicional bairro Médina alberga a Grande Mosquée, evidenciada pelo alto minarete. O Musée Théodore Monod exibe artefactos coloniais, inclusive trajes, instrumentos de percussão, esculturas e ferramentas. A vibrante vida noturna da cidade é inspirada na música mbalax local.




Sua Geografia

A geografia do Senegal caracteriza-se pela presença de um extenso território de relevo plano com clima predominantemente tropical e vegetação de savana. Seus principais rios são o Saloum, o Casamance, o Gambia e o Senegal . O país encontra se localizado na África Ocidental e é banhado pelo Oceano Atlântico.

Imagem do Rio Saloum.


Sua Religião

O islamismo possui uma forte presença no Senegal, sendo 97,2% da população islâmica e 2,7% cristãos, em sua maioria católicos.

Seus Esportes

 O esporte mais praticado no Senegal é o futebol, tendo sua seleção nacional um ótimo desempenho na Copa do Mundo de Futebol Masculino de 2002, quando chegou até as quartas de final da competição.

 Ranking

 Atualmente o Senegal se encontra em 18° lugar no ranking masculino da FIFA com 1584.38 pontos. Já as mulheres ocupam o 84° com 1258,35 pontos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Equador e Suas Fronteiras

Holanda e suas Fronteiras