Holanda e suas Fronteiras

 Os Países Baixos, conhecidos informalmente como Holanda, é uma nação constituinte do Reino dos Países Baixos localizada na Europa ocidental. O país é uma monarquia constitucional parlamentar democrática banhada pelo mar do Norte a norte e a oeste, que faz fronteira com a Bélgica a sul e com a Alemanha a leste.

É banhada pelo Mar do Norte, uma extensão do Oceano Atlântico.


A bandeira da Holanda (Países Baixos) é um símbolo do país, e representa a sua história e independência. Inicialmente nas cores laranja, branco e azul, a origem da bandeira neerlandesa está associada a William I, Príncipe de Orange, que liderou a luta pela independência do país no século XVI.



O Reino dos Países Baixos (Koninkrijk der Nederlanden em holandês) é um país independente, localizado a oeste da Europa. Com uma população de 16.7 milhões, sua capital é Amsterdã. A maioria dos holandeses segue o cristianismo de rito católico ou protestante. A língua oficial é o holandês e a moeda é o euro. O país divide fronteiras com a Alemanha a leste, o mar do Norte a norte e oeste, e Bélgica ao sul. Seu território tem 41,864 km², área um pouco menor que a do estado do Rio de Janeiro.

Os holandeses são basicamente de origem germânica com alguma mistura galo-celta. Sua pequena pátria foi frequentemente ameaçada de destruição pelo mar do Norte, além de ser várias vezes invadida por grandes potências europeias. No século I a.C. a região era habitada por tribos germânicas. A parte ocidental, habitada pelos batavos, tornou-se parte de uma província romana, e a parte oriental foi habitada pelos frísios. Entre os séculos IV e VIII, a maioria do território foi conquistado pelos francos. A área mais tarde passou para as mãos da Casa de Borgonha e dos Habsburgos austríacos. Sob domínio espanhol no século XVI, os holandeses se revoltaram em 1558, liderados por Guilherme (Willem) de Orange. Em 1579, as sete províncias do norte holandês se tornam a República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos.

O século XVII é considerada a "época de ouro" dos Países Baixos, quando este se torna uma grande potência marítima e colonial. Entre outras conquistas, houve o surgimento de das pinturas de "Velhos Mestres", incluindo Rembrandt, Vermeer, e Hals, cujas obras, junto com as de artistas posteriores, como Mondrian e Van Gogh, estão hoje em exibição em museus toda a Holanda e do mundo.

Algumas curiosidades Históricas:
- Até 1830 a Bélgica foi parte da Holanda.
- A Holanda teve uma colônia na América do Sul
- Nova York foi fundada pelos holandeses (e trocada com os ingleses pelo Suriname)
- Nova York foi fundada pelos holandeses (e trocada com os ingleses pelo Suriname)

Pintura da epóca do ouro na Holanda.

Aspectos Culturais da Holanda

Apesar de ser um país Europeu, com bastantes fatores em comum com o resto dos vizinhos Europeus, a cultura e costumes dos Holandeses é bastante única.
A Holanda é um dos países mais fascinantes, com particularidades engraçadas e divertidas. Um pequeno país onde a cultura e a mentalidade liberal e tolerante faz corar muitos dos seus vizinhos Europeus.

BICICLETAS

As bicicletas (fietsen) são uma parte inseparável do dia a dia dos Holandeses. O uso das bicicletas é tão vulgar que os Holandeses brincam que para cada holandês, existe no minimo uma bicicleta!

Cidades como Amsterdã, formada por canais, ruas estreitas e pequenas pontes, onde dificilmente veículos motorizados poderiam passar, são o palco de um dos mais interessantes desfiles de bicicletas. E existem de todos os tamanhos, feitios e cores. Bicicletas com cadeirinha para bebê ou carrinho para o cachorro fazem as delicias dos visitantes menos acostumados á cultura da bicicleta.

A presença da bicicleta na Holanda.



CUMPRIMENTOS 

Quando for cumprimentar um Holandês, abraços, beijos e demasiado toque não são bem vindos, e podem até ser considerados má educação. Lembre-se que um aperto de mão é a norma, tanto para homens, mulheres ou crianças. Lembre-se sempre de se apresentar, se estiver num grupo de pessoas e falar a cada uma delas. Em casos mais informais entre familiares e amigos muito próximos, os Holandeses, dão três beijos no rosto.

Aperto de mãos.



PONTUALIDADE

Os holandeses são pontuais e adoram pontualidade. Chegar atrasado, furar encontros, arrumar desculpas poucos credíveis são três comportamentos que vão gerar desconfiança e provavelmente arrasar sua credibilidade.
Se tiver um encontro marcado e por qualquer motivo se atrasar ou não puder comparecer, ligue com antecedência avisando e dizendo a que horas chegará. Dessa forma a outra pessoa poderá organizar o seu tempo de acordo com a mudança de planos.

Pontual.



DIVIDIR A CONTA

Na sociedade holandesa, homens e mulheres têm o mesmo estatuto, as mesmas responsabilidades e deveres.

Ao contrário da nossa cultura onde muitas vezes se espera que o homem pague a conta, na cultura holandesa, é normal e esperado que o casal rache a conta meio a meio. Quando um grupo de pessoas sai para comer fora, também é normal que cada pessoa pague a sua parte. Isto é considerado um simbolo de independência e igualidade. Por isso e para evitar um momento constrangedor, não espere que a outra pessoa pague a conta sozinho/a e se prepare para pagar a sua parte.

Dividir a conta igualmente.



FORMA DE VIVER

 Os holandeses são conhecidos pela forma prática e pragmática de se relacionarem e viverem a vida. Gostam de descomplicar as coisas e são geralmente muito diretos, dando uma opinião honesta e sem rodeios.

Não espere que um holandes tenha vergonha em falar abertamente sobre o que pensa ou de exprimir suas opiniões de forma aberta.


A conversa é a solução de todos os problemas.

A Holanda possui a população de 17.173.000 habitantes, o seu idioma nativo é o Neerlandês e sua moeda oficial é o Euro.


Imagens oficiais do Euro.

Sua Geografia

Países Baixos, ou Reino dos Países Baixos, são um país localizado na região da Europa Ocidental. Têm como capital a cidade de Amsterdã. O seu território apresenta clima temperado oceânico e relevo marcado pelas planícies, de onde vem o seu nome. No litoral, os constantes avanços das águas do mar Negro demandaram a construção de sistemas de diques e barreiras.

Imagem do Mar Negro.




Sua Capital

Amsterdã é a capital da Holanda, conhecida por seu patrimônio artístico, um elaborado sistema de canais e casas estreitas com telhados de duas águas, legados da era dourada do século XVII na cidade. O bairro de museus abriga o Museu Van Gogh, o Rijksmuseum, com obras de Rembrandt e Vermeer, e o Stedelijk, que privilegia a arte moderna. O ciclismo é uma característica essencial da cidade, que tem grande quantidade de ciclovias.

Amsterdã, A capital da Holanda.


Religião

As estatísticas do país mostram que aproximadamente 30% dos neerlandeses seguem o protestantismo (formada principalmente por luteranos e calvinistas.) enquanto que a restante comunidade cristã é maioritariamente seguidora do Catolicismo.
 
Esportes

O futebol é um dos esportes preferidos dos holandeses. Alguns de seus jogadores mais famosos são Johan Cruyff, Marco van Basten e Ruud Gullit.
A patinação no gelo também é uma atividade bastante praticada e parte intrínseca da cultura da Holanda. 
Uma enorme parte da Holanda é coberta por água, o que parece explicar a popularidade da natação. As crianças holandesas aprendem a nadar desde cedo.
Os holandeses também praticam esportes pouco conhecidos ou característicos do país, como o corfebol, o fierljeppen, o klootschieten e o kaatsen.

Ranking

A holanda é a 8º colocada no ranking fifa com 1695 pontos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Senegal e suas Fronteiras

Equador e Suas Fronteiras